Atendimento Ambulatorial

Ambulatório de Hematologia

Normas de atendimento:

  • O acesso as consultas de primeira vez no ambulatório do HEMOES se faz através da regulação formativa atualmente adotada pela SESA. O cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde no seu território, onde o profissional , identifica a necessidade de encaminhar para a especialidade de hematologia de alta complexidade, e insere no sistema uma guia qualificada com exames e todas as informações, o regulador no nível central distribui para o serviço de referência, o hematologista que recebe a solicitação, orienta o profissional quanto ao seguimento do cuidado através da opinião formativa, sendo que em algumas situações o profissional autoriza o agendamento para o seguimento no ambulatório do HEMOES. Este formato permite definir o acesso por grau de prioridade.
    • Coagulopatias hereditárias: A admissão de novos pacientes com Coagulopatias hereditárias deverá ser feita através do email: coagulopatiashereditarias@saude.es.gov.br que deve constar o motivo do encaminhamento e os exames prévios já realizados. 
    • Hemoglobinopatias herededitárias: Em relação ao encaminhamento dos pacientes com Hemoglobinopatias hereditárias, a admissão deverá ser feita através do email: hemoglobinopatiashereditarias@saude.es.gov.br contendo motivo do encaminhamento e exames prévios já realizados.

Documentos necessários para abertura de prontuário:

  • Documento oficial com foto
  • Comprovante de residência
  • Cartão do SUS
  • Comprovante de agendamento do Sistema MVSoul
  • Exames (se houver)

Contato Recepção Ambulatório: (27) 3636-7903.

Atenção Multidisciplinar:

As pessoas com doenças hemorrágicas hereditárias e hemoglobinopatias são portadores de doença crônica e complexa. Dessa forma, o atendimento requer uma atenção integral, com abordagens de vários profissionais, envolvendo todas as instâncias da rede pública de saúde. Assim, as ações de atenção primária à saúde e o atendimento das intercorrências clínicas são realizados na rede pública de saúde. Assim, as ações de atenção primária à saúde e o atendimento das intercorrências clínicas são realizados na rede pública de saúde. A equipe do ambulatório do HEMOES é composta por médicos hematologistas, fisioterapeuta, assistente social, dentista, psicólogo, farmacêutico e por uma equipe de enfermagem.

Serviço de Farmácia do HEMOES:

A farmácia do ambulatório distribui medicamentos às pessoas portadoras de hemoglobinopatias e coagulopatias cadastradas no HEMOES, orientando, também, sobre sua correta utilização.

Os concentrados de fatores de coagulação, recebidos do Ministério da Saúde, são distribuídos:

  • Para atendimento aos pacientes com coagulopatias para infusão no ambulatório;
  • Para uso domiciliar dos pacientes em regime de profilaxia e Dose Domiciliar (DD);
  • Aos hospitais, para uso em cirurgias eletivas ou outras intervenções em pacientes com coagulopatias.

A dispensação de medicamentos pró-coagulantes pela farmácia é realizada no horário de 07:00 às 15:00 horas, de segunda a sexta-feira. O paciente ou familiar deve apresentar para a retirada dos medicamentos a receita médica, caixa de isopor ou bolsa térmica e o gelo reciclável (gelox).

 

O que precisa para retirar o medicamento?:

  1. Fazer o agendamento na farmácia pelo telefone: (27) 3636-7930
  2. Receita médica
  3. Caixa de isopor ou bolsa térmica
  4. Diário de infusão

 

Ambulatório Transfusional

Definição e aspectos gerais:

O ambulatório de transfusão do HEMOES atende pacientes que necessitem, periodicamente, submeter-se à transfusão de hemocomponentes (hemácias e plaquetas)  e que apresentem condições clínicas para realizar esses procedimentos em regime ambulatorial.

Transfusões:

A transfusão de componentes do sangue é uma forma de tratamento através da qual é infundido, por via endovenosa, um tipo de componente sanguíneo,  para tratar uma condição clínica específica. A transfusão de sangue pode ser considerada um tipo de transplante, pois o sangue é um tecido líquido que contém antígenos e anticorpos que potencialmente podem provocar complicações no receptor.

 

Sangria Terapêutica:

O ambulatório transfusional também oferece o procedimento de sangria terapêutica, que consiste em retirar uma quantidade pré determinada do sangue do paciente, para controle de algumas doenças com excesso de substâncias no organismo (como hemocromatose e policitemias) ou como parte do programa transfusional.

 

Reações transfusionais:

Reações transfusionais são efeitos adversos relacionados a uma transfusão de sangue. Podem ocorrer durante ou após a transfusão. Quando ocorre até 24 horas após o término da transfusão são chamadas de reações transfusionais imediatas e após 24 horas são chamadas de reações tardias. Podem ser devido a interação entre anticorpos contidos no sangue ou também de causa infecciosa ou não infecciosa

 

Testes pré-transfusionais:

Os testes pré transfusionais são testes laboratoriais imunohematológicos que visam selecionar um componente sanguíneo compatível com o receptor. São eles a classificação ABO/Rh(D) do receptor / Pesquisa de anticorpos irregulares / Teste de compatibilidade transfusional (prova cruzada).


Quais são os benefícios para os pacientes em receber a transfusão ambulatorial?

O procedimento pode ser agendado previamente, com hora marcada, com risco reduzido de contrair infecções quando comparado às transfusões hospitalares, visto ser realizada em ambiente que oferece menor risco de contato.

Ambiente seguro, acolhedor e confortável.

 

Informações importantes aos pacientes:

Para atendimento, após a requisição de transfusão solicitada pelo médico, proceder da seguinte forma:

  • Trazer o encaminhamento do SUS (atenção primária) ao ambulatório para abertura de prontuário no HEMOES e agendamento de consulta.
  • Aguardar contato do ambulatório transfusional para o agendamento da transfusão, de acordo com a disponibilidade do hemocomponente solicitado.
  • As transfusões são realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, conforme agendamento prévio.
  • A indicação da transfusão, bem como a condição clínica do paciente para recebimento da transfusão em regime ambulatorial serão avaliadas pelo hemoterapeuta de plantão para garantir maior segurança do ato transfusional.

O que o HEMOES oferece para estes casos?

O HEMOES conta com uma equipe médica e de enfermagem treinada para realização dos programas de transfusão crônica, buscando atingir os alvos terapêuticos conforme a doença de base do paciente. A equipe está capacitada para o atendimento de eventos adversos que porventura possam ocorrer durante a transfusão de sangue.

«Tromboses venosas e arteriais

« Anemias

« Doenças Hemorrágicas

« Hemoglobinopatias