Captação de Doadores 

A Captação de Doadores é realizada através do desenvolvimento de programas, campanhas e ações com o objetivo de conscientizar a população quanto à importância da doação de sangue, visando não somente manter estoques seguros de hemocomponentes como também melhorar o perfil das doações elevando a qualidade do hemocomponente doado, bem como desenvolver ações para melhorar a fidelização dos doadores.

Envolve parcerias com instituições públicas e privadas, como hospitais, forças armadas, prefeituras, escolas, empresas, clubes, associações, secretarias de saúde, igrejas, veículos de comunicação e outros, utilizando-se de técnicas como reuniões, palestras, cursos e campanhas de forma clara e objetiva.

Estes programas têm como filosofia a busca constante de doadores espontâneos e altruístas e que compreendam a doação de sangue como uma atitude de solidariedade, de responsabilidade social e coletiva.

No Brasil, muito ainda deve ser feito para mobilizar mais pessoas a realizarem doações de sangue habituais (ao menos 2 vezes ao ano), bem como sensibilizá-las para o cuidado com a sua saúde, objetivando o fornecimento de transfusões seguras.

O doador espontâneo, habitual e responsável é o principal alvo da Captação de Doadores, pois ele, consciente das necessidades e demanda, bem como das rotinas estabelecidas, colabora com a manutenção dos estoques de sangue do HEMOES.

A Captação do HEMOES tem como programas básicos:

  • Atendimento a Grupos de Doadores:

O HEMOES atende grupos de doadores de comunidades, igrejas, grupos de amigos, de times, de empresas, instituições, faculdades, entre outros, por meio do acolhimento pela equipe de Captação.

O agendamento pode ser realizado através dos telefones 3636-7920 e 3636-7942 ou através do e-mail: hemoes.agenda@saude.es.gov.br.

  • Captação Hospitalar:

Os hospitais e suas agências transfusionais tem papel importante na captação de doadores de sangue, devido a necessidade de transfusão de cada instituição.

A equipe da Captação se baseia em indicadores de qualidade para acompanhar, avaliar e estimular os captadores da rede pública hospitalar quanto à importância do envolvimento de todos, incluindo o círculo familiar dos pacientes, junto ao processo de doação de sangue.

É importante salientar que as agências são parceiras no processo de captação, que podem solicitar material informativo como folders, cartazes, banners, para auxiliar na orientação aos familiares dos pacientes, bem como devem participar ativamente nas ações de capacitação e educação continuada que acontecem regularmente no HEMOES.

Além disso, a equipe de captação faz visitas regulares às agências para orientação e multiplicação de informações relacionadas à doação.

  • Convocação de doadores fenotipados:

É um tipo de doador no qual são pesquisados outros grupos sanguíneos além do ABO e Rh. Quer dizer que, além de saber se o doador é A, B, AB ou O (com Rh + ou -), é também realizado um exame mais aprofundado do Rh e de outros subgrupos sanguíneos, que é chamado de fenotipagem.

Pacientes com doenças hematológicas (ex: pessoas com Doença Falciforme e Talassemia) que necessitam de várias transfusões ao longo da vida são quem comumente precisam receber este sangue.

Estes doadores são abordados por telefone ou e-mail e são convidados a virem até o HEMOES fazer esta doação direcionada, com dia e horário agendados conforme sua preferência, e tem prioridade no atendimento.

Doadora Fenotipada Isabela Saiter Santos Gandine

      • Campanhas de Coleta Externa:

      O programa de Coleta Externa tem como objetivo o desenvolvimento de campanhas externas de doação de sangue e cadastro de medula óssea, realizadas, normalmente, em municípios ou locais que não tenham hemocentros próximos, com a finalidade de facilitar o acesso dos doadores e abastecer o estoque de sangue.

      A solicitação de agendamento para campanhas de coleta externa é realizada através do e-mail: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br

      As campanhas podem ser realizadas com a unidade móvel (ônibus) ou com cadeiras portáteis tipo “cadeiras do papai”, em local previamente aprovado (avaliado pela equipe técnica).

      → Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com cadeiras portáteis

      → Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com cadeiras portáteis - Interior

      → Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com ônibus do HEMOES

      → Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com ônibus do HEMOES - Interior

         Unidade Móvel 

                                                                                                                                                                                            

                                  Unidade Fixa