Campanhas de Coleta Externa 

O programa de Coleta Externa tem como objetivo o desenvolvimento de campanhas externas de doação de sangue e cadastro de medula óssea, realizadas, normalmente, em municípios ou locais que não tenham hemocentros próximos, com a finalidade de facilitar o acesso dos doadores e abastecer o estoque de sangue.

A 1° etapa consiste na solicitação. Para formalizar o pedido é necessário encaminhar um e-mail para o endereço: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br anexando o formulário que melhor condiz.

→ Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com cadeiras portáteis

→ Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com cadeiras portáteis - Interior

→ Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com ônibus do HEMOES

→ Formulário para solicitação de campanha de coleta externa com ônibus do HEMOES - Interior

As campanhas podem ser realizadas com a unidade móvel (ônibus) ou com cadeiras portáteis tipo “cadeiras do papai”, em local previamente aprovado (avaliado pela equipe técnica).

Após o envio do formulário um funcionário da equipe entrará em contato com o número disponibilizado para agendar uma visita técnica. O local destinado é vistoriado e aprovado com antecedência por profissionais técnicos. O objetivo é verificar se o ambiente oferece as condições técnicas sanitárias para a realização da coleta de sangue.

Requisitos necessários para a realização da campanha:

Público alvo:  mínimo 40 e no máximo 80 candidatos à doação de sangue, com exceção de municípios fora da região metropolitana.
 

Estrutura física: deverá ser ventilado, limpo, plano, com espaço suficiente para evitar aglomeração e que permita o controle do fluxo de doadores; que contenha espaços físicos individualizados para a realização da triagem clínica (02 espaços reservados), uma sala climatizada para coleta do sangue (com ar condicionado), banheiro e água potável para consumo. 

 VEJA AQUI A AGENDA DE COLETA EXTERNA - MÊS DE ABRIL/2024 

Observações relacionadas às campanhas:

> Agenda sujeita à alterações.

> O agendamento de candidatos à doação é de responsabilidade do parceiro.

Unidade Móvel Unidade Fixa

               
Triagem Hematológica Triagem Clínica


Coleta de Sangue