DOAÇÃO POR AFÉRESE

 

O que é doação por aférese?

O sangue total é composto de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos, plasma e plaquetas. O procedimento de doação por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção da parte desejada e retorno dos demais componentes do sangue para o doador. No Hemoes, é realizada aférese de hemácias e plaquetas. Trata-se de um procedimento seguro que permite a coleta seletiva desses componentes, sem causar prejuízo à saúde do doador. Todo o processo dura cerca de 120 minutos para doação de plaquetas e 30 minutos para doação de hemácias.

 

Quem utiliza as Plaquetas?

Pacientes que apresentam baixa contagem de plaquetas ocasionadas por leucemias, cirurgias cardíacas, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea. São pacientes que podem apresentar sérios sangramentos, por isso precisam receber transfusões frequentes de plaquetas, até que o organismo se recupere e passe a produzir suas próprias plaquetas.

 

Quem utiliza as Hemácias?

O concentrado de hemácias, composto por glóbulos vermelhos, é essencial no atendimento de pacientes com anemias decorrentes de acidentes, doenças malignas, perdas cirúrgicas, entre outras.

 

Por que doar Plaquetas e Hemácias por Aférese?

Porque a doação oferece a vantagem de coletar de um único doador somente plaquetas e hemácias separadamente, otimizando o processo da doação.

Uma única doação de plaquetas por aférese contém de 6 a 8 vezes mais plaquetas do que uma doação comum, e por isso é tão importante.

Através da doação de hemácias por aférese, é possível obter uma quantidade maior de hemácias a partir de uma única doação. Isso se torna bem útil, principalmente quando há necessidade de sangue fator RH negativo ou sangue com fenótipos raros.

 

Como é feita a doação de Plaquetas e Hemácias por Aférese?

O doador de aférese passa pela mesma triagem que o doador de sangue total. É realizado um hemograma para avaliação médica e o doador é encaminhado para efetivar a doação. O procedimento ocorre da seguinte forma:

Conecta-se o doador à máquina de aférese, utilizando-se um kit estéril e descartável. Através da inserção de uma agulha em um dos braços, a máquina inicia o procedimento realizando um processo de separação das plaquetas e/ou das hemácias e as armazena em uma bolsa que faz parte do kit, os demais componentes do sangue são devolvidos ao doador.

Uma solução de anticoagulante é usada durante todo o procedimento para evitar a formação de coágulos e conservar os componentes coletados.


Doador de Aférese - Leonardo Mendonça