Laboratórios

Qualificação do sangue

O Laboratório de Sorologia é responsável pela execução de testes laboratoriais que buscam detectar a presença de agentes infecciosos potencialmente transmitidos pelo sangue. O Screening sorológico é realizado em todas as amostras dos doadores coletados na Hemorrede Pública do Estado do Espírito Santo.

Conforme preconiza a legislação brasileira vigente, são pesquisados os marcadores para a Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV, Doença de Chagas e Sífilis.

Os testes laboratoriais são executados utilizando equipamentos automatizados de última geração, com o emprego das técnicas de quimioluminescência e ELISA (Enzyme Liked Immunosorbent Assay).

Além das metodologias empregadas no Laboratório de Sorologia do HEMOES, são realizados testes adicionais de biologia molecular nas amostras de doadores de sangue para a pesquisa do genoma viral dos agentes da Hepatite B, Hepatite C e do HIV (testes NAT). Estes testes são executados no Hemorio nas amostras enviadas diariamente pelo Laboratório de Sorologia do HEMOES.

 

 

Automação completa para Enzimaimunoensaio Quimioluminescência de última geração Alinity i

Laboratório de Imunohematologia

Laboratório responsável pela tipagem sanguínea e provas de compatibilidade entre doador e receptor de sangue além de outros exames de maior complexidade.

Testes realizados:

- Testes de tipagem sanguínea (determinação ABO e determinação do antígeno Rh(D).

- Realiza investigação de anticorpos eritrocitários, no diagnóstico de doença hemolítica perinatal e de anemias hemolíticas auto-imunes, além de resolução de outros problemas imunhematológicos.

- Provas de compatibilidade entre doador e receptor de sangue.

Além disso, o laboratório de imunohematologia realiza capacitações técnicas em imunohematologia laboratorial para as agências transfusionais da HEMORREDE Estadual Pública do Espírito Santo.

 

Automação total dos doadores – Erytra Automação total dos doadores – Eflexis

Laboratório de Hematologia

O Laboratório de Hematologia do HEMOES realiza exames no contexto da doação de sangue e no atendimento aos pacientes do Ambulatório de Hematologia. No que diz respeito à doação, é realizada a Pesquisa de Hemoglobina S que faz parte da Triagem do doador preconizada pela Legislação Vigente. Para estes exames é utilizada automação em equipamento com metodologia HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência), que permite agilidade e confiabilidade necessárias para liberação de resultados seguros e em tempo hábil.

No atendimento aos pacientes do Ambulatório de Hematologia são realizados:

  • Hemograma
  • Reticulócitos
  • Curva de Fragilidade Osmótica
  • Pesquisa de Hemoglobina H
  • Hematoscopia em Sangue Periférico e Aspirado de Medula Óssea.
  • Quantificação de Hemoglobinas A, A2, F e variantes.

Estes testes visam ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes com hemoglobinopatias (Anemia Falciforme, Doença Falciforme, Talassemias), distúrbios mieloproliferativos, disfunções plaquetárias, além de outras doenças hematológicas.

Analisador Hematológico Automatizado completo de Sysmex XN 1000 – 28 parâmetros

Bio Rad D100 e D10 – HPLC para perfil hemoglobinas

Laboratório de Hemostasia

O laboratório de hemostasia do HEMOES é um centro especializado de referência que auxilia o corpo clínico na investigação laboratorial de doenças hemorrágicas e trombóticas. Realiza diariamente as provas de coagulação de rotina para os pacientes anticoagulados e com coagulopatias, encaminhados pelos ambulatórios do HEMOES e Hemorrede, fazendo a dosagem de fatores da coagulação, inibidores, fibrinólise e também estudos da Agregação Plaquetária. Exames realizados:

- Estudos da Agregação Plaquetária;

- Fatores II, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII e XIII

- Tempo de Protrombina (TP);

- Proteína C;

- Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPa);

- Proteína S livre;

- Prova da mistura

- Antitrombina III;

- Quantificação do fator de Von Willebrand (vWF);

- Resistência a Proteína C Ativada;

- Quantificação da atividade do vWF (Cofator de Ristocetina);

- Anticoagulante Lúpico;

- Tempo de Trombina;

- D-Dímero.

- Fibrinogênio;

- Anti-Cardiolipina IgG/IgM

- Quantificação do Inibidor do fator VIII;

- Anti-β2 glicoproteína I IgG/IgM

- Quantificação do Inibidor do fator IX;

ACL TOP 350 – Coagulômetro automatizado Agregômetro CHRONO-LOG  modelo 700

Laboratório de Controle de Qualidade de Hemocomponentes

Após a Produção dos Hemocomponentes são realizadas análises de avaliação da qualidade segundo legislação vigente, em quantidade definida por Plano de Amostragem. O Laboratório de Controle de Qualidade tem capacidade para realizar toda a gama de testes preconizados atualmente, sejam eles manuais ou automatizados. Os resultados destes testes são avaliados mensalmente em conjunto com as áreas envolvidas, visando aprimorar continuamente a produção dos hemocomponentes, prezando sempre pela qualidade do produto final. Entre os testes realizados incluem-se: contagem de plaquetas, grau de hemólise, hemoglobina, hematócrito, contagem de células residuais, dosagem de fatores de coagulação, controle microbiológico entre outros.

Bactec 9120 – Hemocultura automatizada

Laboratório de Controle de Qualidade de Hemocomponentes