SOBRE O SANGUE

O que é o sangue?

O sangue é um tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média, 5 litros, variando de acordo com o peso. Compõe-se de uma parte líquida (plasma), constituída por água, sais, vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.

É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue.

Componentes do sangue e seus produtos para transfusão

Hemácias: São os glóbulos vermelhos do sangue. Cada hemácia tem vida média de 120 dias no organismo. Existem em torno de 4,5 milhões de hemácias por milímetro cúbico de sangue. As hemácias são responsáveis por transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o gás carbônico das células, transportando-os para os pulmões.

O concentrado de hemácias produzido após a doação de sangue contém um volume aproximado de 250ml, com uma meia vida de 90 dias em média. Cada bolsa produzida tem validade entre 35 a 42 dias, a depender da solução conservadora utilizada. Devem ser mantidos a uma temperatura de 2 a 8ºC.

Plaquetas: São os fragmentos de células que participam do processo de coagulação. Têm vida curta e no organismo circulam na proporção de 150 a 400 mil por milímetro cúbico de sangue. As plaquetas são muito importantes e sua função principal é auxiliar na interrupção do sangramento.

Cada concentrado de plaquetas randômicas, produzido a partir de uma doação de sangue comum, contém 50 a 60ml de plasma, com validade de apenas 05 dias após a coleta. Uma pessoa de porte médio utiliza a cada transfusão de plaquetas de 06 a 08 unidades. Existe também o concentrado de plaquetas produzidos por meio de aférese, onde é coletado somente o componente desejado do doador. Neste caso cada bolsa de concentrado de plaquetas tem volume aproximado de 200 a 300ml e corresponde de 06 a 08 unidades de plaquetas randômicas. Devem ser mantidas em temperatura de 20 a 24ºC.

Leucócitos: São os glóbulos brancos e variam de 5 a 10 mil por milímetro cúbico de sangue. Também têm vida curta. Possui formas e funções diversificadas, sempre ligadas à defesa do organismo contra a presença de elementos estranhos a ele como por exemplo as bactérias.

Podemos produzir o concentrado de leucócitos (granulócitos) através da metodologia de aférese (coleta seletiva de hemocomponente), com volume final de 200ml a 300ml para utilização em, no máximo, 24 horas. A utilização deste tipo de hemocomponente é muito rara. Devem ser mantidos a uma temperatura de 20 a 24ºC.

Plasma: É um líquido amarelo claro que representa mais de 50% do volume total do sangue. É formado por 90% de água, onde estão presentes, dissolvidas, proteínas, gorduras, sais minerais e açúcares. Pelo plasma circula, por todo o organismo, os elementos nutritivos necessários à vida das células.

O hemocomponente plasma pode corresponder ao plasma fresco congelado, plasma de 24 horas ou plasma isento de crioprecipitado. Todos estes correspondem a bolsas com volume aproximado de 200 a 300ml e validade de 12 meses. Devem ser mantidos a temperatura de -20º a -30ºC.

A partir de uma bolsa de sangue doado podemos produzir ainda um outro hemocomponente, o crioprecipitado, este corresponde a um concentrado de proteínas do plasma, de alto peso molecular, como os fatores de coagulação do sangue. Seu volume final é de algo em torno de 15ml e é muito utilizado para repor esses fatores em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos muito invasivos, como a cirurgia cardíaca, por exemplo. Deve ser mantido a temperatura de -20 a -30ºC, com durabilidade de 12 meses.

Grupos Sanguíneos

O sangue humano é classificado em grupos e subgrupos, sendo os mais importantes o ABO (A, B, AB e O) e o Rh (positivo e negativo).

No Brasil, os grupos sanguíneos mais comuns são o O e o A. Juntos eles abrangem 87% de nossa população. O grupo B contribui com 10% e o AB com apenas 3%.

O sangue O Negativo é conhecido como doador universal, podendo ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse grupo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência. O grupo O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil.