Medula Óssea

Cadastro de Doador Voluntário de Medula Óssea no HEMOES

Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. É importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro.

Assim como em todos os hemocentros públicos brasileiros, o HEMOES atua na orientação junto aos candidatos sobre os procedimentos para a doação de medula e na coleta das amostras, encaminhando-as aos laboratórios aptos a realizarem esses exames de alta especificidade técnica, cadastrados no Ministério da Saúde.

Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para realizar a doação propriamente dita.

O HEMOES não recebe os resultados dos exames realizados, tampouco tem acesso ao cruzamento de dados entre o REDOME e o REREME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea).

O exame de HLA é específico para estudo de compatibilidade para transplante, não tendo nenhuma utilidade diferente ao doador, motivo pelo qual não é expedido laudo ou resultado.

O cadastro do candidato a doador de medula óssea é realizado em todas as unidades do HEMOES, sem necessidade de agendamento prévio.

O que é o REDOME

Criado em 1993, o REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea, é coordenado pelo INCA – Instituto Nacional de Câncer e financiado pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de um banco de dados agrupados em um registro único e nacional, onde são cruzadas as informações genéticas dos candidatos à doação de medula óssea com as informações dos pacientes que precisam de transplante. Quando é verificada a compatibilidade, o candidato a doador é convocado para efetivar a doação. Tem interação com outros bancos de medula em todo o mundo.

 

Passo a passo para tornar-se um potencial doador de medula óssea

  • O candidato a doador deve ter entre 18 e 35 anos e 6 meses; ter boa saúde e não apresentar doenças infecciosas, hematológicas, oncológicas ou doenças auto imunes;
  • Deve apresentar documento oficial de identidade, com foto e fornecer dados pessoais para o preenchimento do cadastro no REDOME;
  • O voluntário à doação assinará um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e receberá uma cópia, constando seu nome e o número do registro no REDOME;
  • Será coletada uma amostra de 5ml de sangue para realização de teste de compatibilidade genética, o HLA (Antígenos Leucocitários Humanos) que irá determinar as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. O tipo de HLA será cadastrado no REDOME;

 

Carteira Nacional de Doador Voluntário de Medula Óssea

O doador cadastrado receberá a Carteira Nacional de Doador de Medula Óssea que será enviada automaticamente pelo REDOME para o e-mail cadastrado pelo doador, em até 90 dias. 

Outra maneira de obter estes comprovantes de cadastro é realizando o download do Aplicativo REDOME (Android e IOS) e fornecer seus dados de identificação.

Caso necessite, o doador poderá solicitar a 2ª via da Carteira Nacional de Doador de Medula Óssea e/ou Declaração de Cadastro de Doador de Medula Óssea, ao HEMOES através do e-mail: hemoes.segundavia@saude.es.gov.br fornecendo o seu nome completo, nome da sua mãe, data de nascimento e CPF. O prazo para o envio é de até 30 dias após a solicitação.

 

Atualização do Cadastro 

É importante que o doador mantenha sempre seus dados cadastrais atualizados no site do REDOME (nome, endereço, telefone, e-mail), para que ao ser convocado como possível doador compatível, possa ser localizado facilmente.

A agilidade na comunicação com o doador compatível pode fazer muita diferença para quem precisa do transplante.

Site para atualização do cadastro: http://redome.inca.gov.br/doador

 

O que é Medula Óssea

A medula óssea é constituída por um tecido líquido-gelatinoso encontrado no interior dos ossos; nela são produzidos os componentes do sangue, incluindo as hemácias, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos, agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação.

O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causadas por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.

 

Compatibilidade entre doador e receptor

A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% das famílias brasileiras.

Quando não encontrado, o próximo passo é fazer a busca no REDOME entre pessoas não aparentadas. Essa possibilidade pode chegar a um para 100.000 candidatos cadastrados. A compatibilidade é verificada pela semelhança entre os antígenos dos leucócitos do doador com os do receptor, por meio do exame de HLA (Antígenos Leucocitários Humanos).

Se o candidato for considerado compatível com um paciente, ele será convocado pelo HEMOES para outros exames confirmatórios da compatibilidade e elegibilidade do doador, em relação à sua condição de saúde. Em qualquer momento é facultado ao doador a desistência para efetivar a doação.

 

Coleta da Medula Óssea

Há duas formas básicas para coleta da medula óssea de um doador compatível:

  • Punção no osso da bacia, por meio de agulhas especiais, sob efeito de anestesia. Os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos;
  • Aférese: procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não requer internação, nem anestesia.

 A escolha sobre o método mais adequado de coleta não é uma decisão do doador ou do paciente, mas sim uma indicação médica, de acordo com o tipo de doença ou diagnóstico do paciente.

 

Transplante de Medula Óssea

O transplante de medula óssea consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

O paciente recebe um tratamento para destruir a medula doente. Ele recebe a medula óssea doada como se fosse uma transfusão de sangue. Em aproximadamente duas semanas, a medula óssea transplantada estará produzindo células novas.

Para os doadores os riscos são praticamente inexistentes e são comparáveis a um pequeno procedimento cirúrgico, sob anestesia. Apenas 10% da medula óssea é retirada e, dentro de poucas semanas, a medula óssea será recomposta pelo organismo.

O transplante é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.

Caso seja necessário viajar para fazer a doação da medula óssea, as despesas da viagem, transporte, alimentação e hospedagem para o doador e seu acompanhante, serão custeadas pelo Ministério da Saúde através da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo.

 

 

Faça parte deste grupo!

Seja um doador voluntário de medula óssea