Ensino e Pesquisa

ENSINO

O HEMOES promove o atendimento ao público externo, a partir de suas diversas atividades de Ensino, disponibilizando vários produtos que respondem às necessidades de capacitação de outras instituições. A instituição recebe a demanda de capacitação de público externo solicitada por instituições públicas (federais, estaduais, municipais) e privadas nas áreas de Hematologia, Hemoterapia, bem como nos seus serviços de atendimento ambulatorial (psicológico, assistencial, odontológico, farmacêutico, fisioterápico, médico e de enfermagem).

1. Capacitação de profissionais de Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas

A Comissão de Educação Permanente (CEP) promove os treinamentos técnicos para os profissionais de hemoterapia das agências e assistências conveniadas ao HEMOES, de acordo com a Portaria Consolidada 05/2017, a RDC ANVISA 34/2014 e conforme definido em contrato. As capacitações são realizadas pelo HEMOES coordenador, cabendo à CEP providenciar a padronização das atividades e manter atualizados o programa de treinamento e o material didático.

1.1 - Curso para Médico RT de agência transfusional:

Com periodicidade anual, esse curso possui a carga horária mínima de 16 horas e constitui de conteúdo teórico que se aplicará à realidade da agência transfusional, além da aula prática de imunohematologia.

Público alvo: Médicos.

1.2 - Capacitação em hemoterapia para a Hemorrede Estadual:

Com periodicidade anual, esse curso possui a carga horária mínima de 16 horas e constitui de conteúdo teórico que se aplicará à realidade da agência transfusional.

Público alvo: Profissionais da Hemorrede.

1.3 - Treinamento em Ato Transfusional:

Esse treinamento ocorre mediante demanda das agências transfusionais e o profissional solicitante tem aula teórica e prática dentro do Ambulatório de Transfusão. Possui uma carga horária mínima de 16 horas.

Público Alvo: Enfermeiros e técnicos de enfermagem.

1.4 - Treinamento em Imunohematologia

Esse treinamento ocorre mediante demanda das agências transfusionais e o profissional solicitante tem aula teórica e prática dentro do Laboratório de Imunohematologia. Possui carga horária mínima de 20 horas para cargos de nível superior e de 40 horas para cargos de nível técnico.

1.5 - Treinamento em Transporte de Hemocomponentes e Hemoderivados:

Esse treinamento ocorre anualmente em quatro turmas para atender os plantões de motoristas das agências transfusionais, ou mediante demanda em casos excepcionais. Trata-se de uma aula teórica sobre normas legais e boas práticas no transporte de hemocomponentes e hemoderivados. Possui carga horária mínima de 1 hora.

Público Alvo: Motoristas e demais profissionais das agências transfusionais.

Informações adicionais: As Agências Transfusionais dos hospitais estaduais podem solicitar treinamento para seus profissionais no HEMOES Coordenador. Basta contatar a equipe de Educação Continuada para obter informações sobre o cronograma de treinamento e os documentos necessários para inscrição.

Contato:

Telefone:(27) 3636-7934.

E-mail:hemoes.educacaocontinuada@saude.es.gov.br

Gestor responsável: Comissão de Educação Permanente

2. Treinamento de profissionais de outras instituições

Treinamento solicitado por instituições públicas (federais, estaduais, municipais) e privadas nas áreas em que o HEMOES possui grande experiência, tais como: Hematologia e Hemoterapia.

Pré-requisito: Profissionais encaminhados por Estabelecimentos de Atendimento à Saúde.

Público alvo: Profissionais de hemocentros de outros estados brasileiros.

Conteúdo do programa: Atendimento às demandas dos profissionais de outras instituições relacionadas às áreas do HEMOES.

Informações adicionais: A Instituição em que o profissional está vinculado deverá fazer a solicitação ao HEMOES através de documento oficial (timbrado, assinado e datado), constando nome do(s) treinando(s), área(s) e data prevista para o treinamento, encaminhando-a, preferencialmente, para o e-mail: hemoes.educacaocontinuada@saude.es.gov.br

 

3. Estágio Curricular

Os treinamentos para estágios curriculares visam aprimorar e complementar a formação dos acadêmicos nas especialidades nas áreas de hematologia e hemoterapia. Os estágios para esses acadêmicos são oferecidos nos Laboratórios de Sorologia, Fracionamento, Hematologia, Hemostasia, Farmácia, Odontologia, conforme Termo de Cooperação estabelecido entre o ICEPI, o HEMOES e as Instituições de ensino.

Pré-requisitos: Os acadêmicos deverão estar vinculados às Instituições conveniadas com o ICEPI.

Público alvo: Estudantes de graduação nas áreas de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia.

Conteúdo do programa: Práticas e teorias relacionadas ao ciclo do sangue, ciclo do doador, ambulatório transfusional, laboratórios de sorologia, fracionamento, hematologia, hemostasia, farmácia e odontologia

Informações adicionais: O responsável pelo Estágio Curricular nas áreas que envolvem a Hematologia e a Hemoterapia das Instituições conveniadas ao ICEPI faz a solicitação através do e-mail: estagiocurricular@saude.es.gov.br e rh.hemoes@saude.es.gov.br

4 . Visita técnica

As visitas de estudantes de cursos de nível técnico e superior e de profissionais de outras instituições visam ao aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes e da atuação profissional. São atividades voltadas ao esclarecimento e informação dos profissionais e estudantes das instituições de ensino sobre os serviços prestados pelo HEMOES, bem como à atuação do profissional dentro da sua área de formação.

Pré-requisitos: Profissionais encaminhados por Estabelecimentos de Atendimento à Saúde e estudantes encaminhados por instituições de Ensino conveniadas.

Público alvo: Estudantes de nível médio e superior e profissionais de Estabelecimentos de Atendimento à Saúde públicos e privados.

Informações adicionais: O HEMOES só analisa os pedidos de visitas e palestras encaminhados formalmente e sempre a pedido da instituição à qual o treinando ou visitante está vinculado. Para a Hemorrede Estadual, contatar o serviço de treinamento através do e-mail: hemoes.educacaocontinuada@saude.es.gov.br.  Para escolas técnicas da área de saúde, Instituições de ensino superior ou outrasorganizações os pedidos devem ser encaminhados ao HEMOES coordenador no email: hemoes@saude.es.gov.br.

Contato:

Telefone: (27) 3636-7934

E-mail: hemoes.educacaocontinuada@gmail.com

Gestor responsável: Comissão de Educação Permanente

 

PESQUISA CLÍNICA

Os grandes avanços da Medicina só foram possíveis porque em algum momento pacientes e familiares aceitaram participar de forma voluntária em projetos de pesquisa que estudam como as doenças e seus tratamentos se comportam no organismo humano. Conhecida como “Pesquisa Clínica”, este tipo de investigação é essencial para a melhoria do tratamento oferecido a nossos pacientes.

A pesquisa clínica pode envolver: 

  • Coleta de informações clínicas (entrevistas ou consulta a prontuários)
  • Obtenção de amostras de sangue
  • Uso de tratamentos experimentais

De acordo com a lei Brasileira, qualquer pesquisa que envolva seres humanos deve ser inicialmente aprovada por um Comitê de Ética em pesquisa que avalia os riscos para os voluntários. Mesmo após esta aprovação a pesquisa só pode ser iniciada após o consentimento do voluntário que em geral é obtido através da assinatura de um “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido” que explicita todos os direitos do voluntário. A legislação nacional e internacional é extremamente rígida na regulação e fiscalização das pesquisas que envolvem tratamentos experimentais, a fim de garantir a segurança dos pacientes. Por outro lado, essas pesquisas muitas vezes representam uma oportunidade única de acesso a novos tratamentos para pacientes com doenças para as quais os tratamentos convencionais já falharam.

  

Linhas de Pesquisa:

A pesquisa nas áreas de hematologia e hemoterapia sempre foi e segue sendo uma das atividades que caracterizou a excelência do HEMOES. Grande parte de seus médicos, enfermeiros, farmacêuticos e outros profissionais da saúde coordenam ou participam de atividades em diversas linhas de pesquisa da hematologia e da hemoterapia, são elas: 

  • Doação de Sangue: 

Objetivo: Desenvolver estudos que permitam ampliar o conhecimento sobre as diversas etapas do processo da doação de sangue e hemocomponentes, como motivação da doação, perfil dos doadores, triagem clínica, segurança do doador, propondo melhorias nos processos de captação de doadores com vistas à promoção da segurança transfusional.

 

  • Preparo de Hemocomponentes e controle de qualidade:

Objetivo: Desenvolver estudos que permitam um maior conhecimento sobre coleta, produção, triagem laboratorial, estoque, transporte e controle de qualidade de hemocomponentes, propondo melhorias que permitam aperfeiçoar práticas de produção e manejo, promovendo a segurança transfusional. 

  • Imunohematologia:

Objetivo: Desenvolver estudos para conhecer os mecanismos envolvidos na reação transfusional e desenvolver testes para identificação de antígenos eritrocitários, leucocitários e plaquetários, permitindo melhorias na classificação da compatibilidade entre doador e receptor do hemocomponente, promovendo aumento da segurança transfusional. 

  • Medicina transfusional:

Objetivo: Desenvolver estudos que permitam o melhor conhecimento do processo de transfusão sanguínea, hemocomponentes e hemoderivados, propondo melhorias nos processos de transfusão e segurança transfusional, incluindo os procedimentos e indicadores pré- e pós-transfusionais, e hemovigilância. 

  • Coagulopatias:

Objetivo: Desenvolver estudos que permitam o melhor conhecimento das coagulopatias (hemofilias, doença de von Willebrand e outras coagulopatias), propondo projetos que investiguem características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, tratamento, diagnóstico e acompanhamento dos pacientes, bem como o aprimoramento de práticas de gestão, aumentando a segurança e a qualidade de vida dos pacientes. 

  • Hemoglobinopatias:

Objetivo: Desenvolver estudos que permitam o melhor conhecimento das hemoglobinopatias, propondo projetos que investiguem características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, tratamento, diagnóstico e acompanhamento dos pacientes, bem como o aprimoramento de práticas de gestão, aumentando a segurança e a qualidade de vida dos pacientes. 

 

Contato do Centro de Pesquisa: (27) 3636-7947

E-mail: pesquisa.hemoes@gmail.com

Gestor responsável: Alessandra Nunes Loureiro Prezotti