Hemoes completa 25 anos de dedicação à saúde
O Centro Estadual Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, celebra 25 anos de dedicação à saúde da população capixaba. O Hemocentro Estadual, que é integrado a Hemorrede Nacional, tem se destacado como uma instituição essencial para o sistema de saúde do Estado, garantindo o fornecimento de sangue e hemocomponentes para a rede hospitalar pública, além de atuar em pesquisas e projetos inovadores voltados para a hematologia.
Inaugurado em 1999, o Hemocentro Coordenador, no município de Vitória, iniciou entre 2002 e 2003, a formação da hemorrede pública do Estado formada por três Hemocentros Regionais, localizados nos municípios de Colatina, Linhares e São Mateus. Também conta com uma Unidade de coleta de sangue fixa, no município da Serra, e uma Unidade móvel de coleta de sangue. Ao longo desses 25 anos, esses aparelhos públicos passaram ou por uma série de evoluções que consolidaram sua atuação no Estado.
Entre os marcos importantes, destaca-se a modernização das instalações, a ampliação da rede de atendimento e a criação de campanhas de conscientização para aumentar o número de doadores. Nos últimos anos, o Hemoes também investiu na capacitação de seus profissionais, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado, e na inovação tecnológica.
Segundo a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, entre os principais desafios enfrentados pela instituição, está a manutenção dos estoques de sangue. “Em toda sua existência, o período de maior escassez de doações são os períodos de férias escolares e feriados prolongados. Além disso, a crescente demanda por serviços, como transfusões e tratamentos específicos para doenças hematológicas, exige um planejamento estratégico constante para garantir a eficiência dos processos e ai, entra outro desafio, que é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue, essencial para manter o equilíbrio do estoque e salvar vidas”, ressalta Marcela Murad.
Durante a pandemia de Covid-19, o Hemoes enfrentou uma queda significativa no número de doações, o que trouxe desafios para o abastecimento de sangue no Estado. “No entanto, com campanhas intensivas e a adoção de protocolos de segurança rigorosos, a instituição conseguiu superar essa fase crítica. Atualmente, os níveis de doação vêm se recuperando gradualmente, mas a conscientização contínua é essencial para manter os estoques em níveis adequados”, lembra a diretora-geral Marcela Murad.
Dados
Segundo dados extraídos do Sistema HemoVida, utilizado no Hemoes, entre 2004 até setembro de 2024, o Hemocentro recebeu 1.043.159 doações efetivas. As doações aconteceram por meio de doações espontâneas, de reposição, autólogas, por aférese, em campanhas de coletas externas. Já inclusa nessa expressiva quantidade de doações, estão registradas as doações de janeiro até setembro de 2024, com o quantitativo de 39.046 doações realizadas na hemorrede do Hemoes Vitória.
Ao longo desses 25 anos, o Hemoes já recebeu milhares de doadores voluntários, fundamentais para salvar vidas em todo o Estado. Hoje, o Hemoes conta com cerca de 4.346 mil doadores ativos, e a instituição continua trabalhando para aumentar esse número.
Hemoes e sua equipe multidisciplinar
Atualmente, o Hemoes conta com uma equipe altamente qualificada, composta por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem (Flebotomistas), técnicos em laboratório, administrativos, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, assistente social, odontólogo, além dos funcionários terceirizados da MGS, Higienização e Vigilância.
Em toda Hemorrede são cerca de 285 profissionais dedicados, que atuam em toda Hemorrede Estadual, garantindo a eficiência dos processos e a segurança dos doadores e pacientes.
Inovações tecnológicas
O Hemoes implementou tecnologias de ponta para otimizar os processos de coleta e armazenamento de sangue. A utilização de sistemas de automação, por exemplo, permitiu maior agilidade e segurança na identificação e tratamento dos materiais coletados, garantindo uma maior eficiência no armazenamento de produtos sanguíneos. Além disso, novos métodos de triagem de doadores têm sido aplicados, proporcionando um atendimento mais rápido e eficaz.
O Hemocentro de Vitória se tornou referência no Estado, em tratamento de doenças hematológicas, como Coagulopatias (Hemofilia A e B, Doença de Von Willebrand, entre outras) e Hemoglobinopatias, além de outras patologias que requerem transfusões de sangue regulares. O atendimento especializado e o acompanhamento contínuo de pacientes com essas condições são fundamentais para melhorar a qualidade de vida de muitos capixabas.
Os Laboratórios de Hematologia/Hemostasia ao longo dos anos cresceram e se desmembraram, aumentando a capacidade de atendimento e complexidade. Foram inseridos novos parâmetros que favorecem o diagnóstico de doenças hematológicas. As tecnologias implantadas na área dos laboratórios com aquisição de tecnologia de ponta (Quimiluminescência e Eletroquimioluminescência de última geração) no laboratório de sorologia, evoluíram com o passar do tempo, visando maior segurança e precisão nos resultados, necessárias para tornar os laboratórios referências no Estado. A qualificação profissional desses laboratórios ao longo do tempo são alicerce para a construção de processos de trabalho cada vez mais exigentes e entrega de produtos e serviços de alta performance ao cidadão.
Site institucional do Hemoes
Desenvolvido entre a parceria dos profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Estímulo à Inovação (NUDeTI-SUS); de técnicos do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest); da Gerência de Tecnologia da Informação da Sesa (GTI); e da Gerência de Comunicação da Sesa, além dos servidores Hemoes, o site https://hemoes.es.gov.br , foi lançado pela Sesa, em 21 de fevereiro de 2022, e reuni em um só local as informações que abrangem desde seu funcionamento, como a captação de sangue, até outros serviços, como o cadastro de medula óssea, tornando o acesso do cidadão ao Hemoes mais simples, ágil e fácil, inclusive, sendo possível agendar doação.
APP Gota de Vida
Desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), o aplicativo foi lançado no dia 14 de junho de 2023, em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
O aplicativo Gota de Vida foi estruturado com diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários. O aplicativo está disponível de forma gratuita e pode ser baixado nos celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/
Desde sua implantação em junho de 2023, até setembro de 2024, o aplicativo Gota de vida registrou o total de 9.178 downloads realizados com aproximadamente 3.500 usuários ativos por mês.
Realização de Campanhas para atrair jovens doadores
Além de campanhas realizadas em empresas, igrejas e shoppings, o Hemoes tem investido fortemente na conscientização dos jovens sobre a importância da doação de sangue. Campanhas nas redes sociais, parcerias com escolas e universidades e ações presenciais são realizadas com o intuito de mostrar para esse público como sua contribuição pode salvar vidas. “A juventude é um público-chave para garantir doadores a longo prazo e contribuir para o abastecimento contínuo dos estoques, além de divulgar, entre eles, a importância da doação de sangue e hemocomponentes como forma de salvar vidas”, ressaltou a diretora-geral Marcela Murad.
Histórias que inspiram
Ao longo de sua história, o Hemoes acumulou histórias emocionantes que reforçam a importância de sua atuação. Uma delas é a de um doador voluntário, que, após receber sangue em uma situação de emergência, se tornou um doador assíduo, motivado pela gratidão e o desejo de salvar outras vidas.
De um doador de 69 anos de longa data, já quase completando 70 anos, dia em que seria sua última doação. Seu histórico de doações era longo e o mesmo tinha deixado um lindo legado de solidariedade ao longo dos anos.
Nesse dia, porém, esse doador não compareceu sozinho, ele levou o neto de 18 anos, que realizou sua primeira doação de sangue. Naquele dia eles doaram juntos, o avô pela última vez e o neto pela primeira vez, se tornando um doador regular.
Entre tantas outras, essas ações refletem, como o exemplo pode fazer com que esse ato de amor e solidariedade se perpetue e influencie nas gerações mais jovens para uma causa tão nobre como a doação de sangue.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.brr