Hemoes passa por auditoria e recebe 100% de aprovação para manutenção do Selo ISO 9001/2015

22/11/2022 12h09 - Atualizado em 22/11/2022 14h25

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), localizado em Vitória, recebeu, nessas quarta-feira (16) e quinta-feira (17), a visita da consultora Lidiane Dalcin, representante da empresa QMS Certification, responsável pela aprovação e emissão do Selo ISO 9001/2015.

A visita teve como finalidade a realização de ações da auditoria interna, em que foram observados o andamento dos processos de trabalho, a gestão da qualidade e a prestação de serviços; a infraestrutura do local, o atendimento e o acolhimento dos doadores e acompanhantes; os indicadores de planejamento estratégicos, entre outros quesitos necessários para estar em conformidade com as normas exigidas pelo ISO 9001/2015.

O reconhecimento qualifica a gestão e o atendimento aos doadores de sangue e medula óssea no Estado. Além disso, a manutenção do Selo da certificação representa o reconhecimento internacional do sistema de gestão da qualidade da unidade e permite a mensuração do progresso em direção à melhoria contínua de desempenho do hemocentro.

A coordenadora-geral do Hemoes, Marcela Gonçalves Murad, destacou a importância do reconhecimento e o desenvolvimento do trabalho no Centro para a manutenção desse certificado.

“Há um ano atrás recebemos o certificado. Nesta semana, passamos pela auditoria de manutenção da certificação em que todos os processos de trabalho foram auditados e o Hemoes encontra-se em conformidade com a norma ISSO 9001/2015. Essa manutenção demonstra o comprometimento da gestão nos processos com foco no cliente e o nosso compromisso com a qualidade e satisfação dos nossos clientes, permitindo a mensuração do progresso em direção à melhoria contínua de desempenho do hemocentro”, pontuou Marcela Murad.

Ela ressaltou ainda a participação e o envolvimento de todos os profissionais e colaboradores da instituição, além da construção da estrutura padrão, conforme a norma internacional, como fatores que permitiram o alto nível de satisfação e segurança dos serviços prestados no Hemoes à população capixaba.

“Temos processos extremamente seguros, servidores capacitados, dedicados e comprometidos com o trabalho, além de um parque tecnológico com equipamentos modernos integrados às rotinas de trabalho. É gratificante saber que estamos evoluindo e que nossa gestão está no caminho certo, contribuindo e implantando melhorias na saúde pública do Estado”, disse a coordenadora-geral do Hemoes.

A instituição, que é referência da Secretaria da Saúde (Sesa) em atendimento ao cidadão doador de sangue e seus hemocomponentes, assim como seus hemoderivados, atende a toda a rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS), há 23 anos, sempre com o compromisso de prezar pela sustentabilidade, qualidade e segurança do paciente.

Serviços

O Hemoes disponibiliza serviços de triagem sorológica, imunohematologica e demais exames laboratoriais, além da coleta, identificação, processamento, estocagem, transporte e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, com a finalidade terapêutica ou de pesquisa.

Também realiza procedimentos hemoterápicos especiais, como aféreses, doações autólogas e outras no caminho de um desenvolvimento científico e tecnológicos, desde de que validados pelas normas técnicas ou regulamentos do Ministério da Saúde.

No Hemocentro, são feitos o cadastro e a coleta de amostras de sangue de candidatos à doação de medula óssea; a proteção e orientação ao doador inapto, e o encaminhamento a unidades que promovam a reabilitação ou o suporte clínico, terapêutico e laboratorial necessário ao bem-estar físico e emocional, além da assistência hematológica aos pacientes.

O Hemocentro também conta com um site no qual a população pode acessar e se inteirar sobre os serviços prestados e os vários acontecimentos no Centro, além da marcação de horário para a doação de sangue e medula óssea, entre outras informações sobre estoque e sangue.

Para mais informações, acesse https://hemoes.es.gov.br/.

ISO 9001/2015

Criada para normatizar diversos segmentos de serviços, a ISO 9001 visa a empregar padrões de qualidade de atendimentos e serviços em nível internacional. No Brasil, segue padrões das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é fiscalizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A ISO 9001/2015 é utilizada pelas empresas como comprovação da relevância e abrangência. Essa norma trata do sistema de gestão de qualidade a ser implantado pelas empresas. É a partir dela que as empresas se fundamentam para otimizar os processos de funcionamento.

Obter a recomendação de renovação da certificação na norma ISO 9001/2015 demonstra que o Hemoes está em conformidade dos processos e procedimentos de trabalho implementados, visando à melhoria contínua de desempenho; o foco no cliente, bem como o cumprimento das exigências legais, técnicas e sanitárias para assegurar produtos e serviços dentro dos padrões de qualidade exigidos.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi/ Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br